quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Chapim-azul (Cyanistes caeruleus)






 






Chapim-azul (Cyanistes caeruleus L. Sin.:  Parus caeruleus L.)
Ave da família Paridae, o Chapim-azul tem, de facto, reduzidas dimensões (10 a 12 cm de comprimento e cerca de 11 gr. de peso), mas não deixa de ser uma ave muito bela e interessante, pois possui uma plumagem muito colorida, com tons de azul, amarelo, verde, branco e preto.
Em Portugal ocorre  como espécie residente muito comum, distribuindo-se, ainda que de forma não uniforme, por todo o território do Continente, frequentando habitats muito diferenciados, desde bosques e pomares até parques e jardins em zonas urbanas.
Alimentação: a dieta desta ave é constituída essencialmente por insectos, larvas e por aranhas, podendo ser complementada por frutos e sementes.
Reprodução: em cada época de reprodução esta ave pode criar uma só ninhada ou mais que uma, tudo dependendo das circunstâncias, em particular, da maior ou menor abundância de alimento. Os ninhos são construídos em cavidades, quer em árvores, quer em muros, quer em paredes de edifícios, cavidades que, após a escolha feita pelo casal, são forradas com musgos, ervas e outros materiais. As posturas variam entre 5 a 8 ovos que são incubados durante 12 a 14 dias. As crias permanecem no ninho durante cerca de 18 dias, mas só se tornam completamente independentes dos progenitores quatro semanas após o abandono do ninho.
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante"
(Local e data do avistamento: Parque da Paz - Almada; 7 - Fevereiro - 2019)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: