domingo, 28 de fevereiro de 2010

Arara-militar-mexicana (Ara militaris mexicana)

(Clicando, amplia)
A Arara-militar-mexicana (Ara militaris mexicana) é uma das subespécies de Ara-militaris L., espécie pertencente à família Psittacidae. A Arara-militar-mexicana tem o seu habitat nas florestas mexicanas, onde vive em grupos e onde se alimenta de sementes e de frutos de vários tipos.
Estatuto de conservação da espécie: "Vulnerável" devido à desflorestação que diminui o seu habitat e  à captura para fins comerciais.

Saguim-de-mãos-douradas (Saguinus midas)

(Clicando, amplia)

O Saguim-de-mãos douradas (Saguinus midas L.)(em inglês: Golden-handed Tamarin e Red-handed Tamarin) é um primata da família Callitrichidae cuja área de distribuição se encontra limitada ao Norte do Brasil, Guianas, Suriname e Venezuela,  tendo o seu habitat nas orlas das florestas tropicais húmidas. É uma especie diurna e arborícola que vive em grupos e que se alimenta principalmente de frutos, insectos, pequenos lagartos, rãs arborícolas, ovos e crias de aves.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Pombo-coroado (Goura victoria)

(Clicando, amplia)

O Pombo-coroado (Goura victoria Fraser) (em inglês: Victoria Crowned Pigeon)  é uma ave da família Columbidae, endémica da Nova Guiné e ilhas adjacentes, tendo o seu habitat nas florestas das terras baixas, onde se alimenta de frutos, sementes e de invertebrados.
Estatuto de conservação da espécie: "Vulnerável" devido à perda de habitat e à caça que lhe é movida para aproveitamento da carne da ave e das suas plumas.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Marianinha-de-ventre-branco (Pionites leucogaster)

(Clicando, amplia)
A Marianinha-de-ventre-branco (Pionites leucogaster Kuhl) (em inglês: White-bellied Parrot, ou White-bellied Caique) é uma ave da família Psittacidae, que se distribui ao longo bacia amazónica, habitando na orla das florestas húmidas das terras baixas.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pato-real (Fêmea) (Pormenor)

Fêmea de Pato-real (Anas-platyrhynchos L.) (Pormenor da cabeça e pescoço)

(Clicando na imagem, amplia)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Pato-real (Macho) (Pormenor)

Macho de Pato-real (Anas platyrhynchos L.) (Pormenor da cabeça e pescoço)

(Clicando na imagem, amplia)

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Rabirruivo-preto( Phoenicurus ochruros) (Juvenil)

(Clicando, amplia)

Juvenil de Rabirruivo-preto(Phoenicurus ochruros Gmelin)
(Local e data: Marialva - Meda; 01-06-2009)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Leão-marinho-da-califórnia (Zalophus californianus)


O Leão-marinho-da-califórnia (Zalophus californianus Lesson) (em inglês: California Sea Lion) é um animal marinho da classe Mamifera, (ordem Carnivora, família Otariidae)  que tem o seu habitat nas águas costeiras e costas rochosas do Pacífico, ao longo da Califórnia e do México e também nas Ilhas Galápagos. A sua dieta alimentar é constituída sobretudo por peixes e moluscos.
(Clicando na imagem, amplia)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Saguim-de-cabeça-de-algodão (Saguinus oedipus)

Saguim-de-cabeça-de-algodão (Saguinus oedipus L.) (em ingês: Cottontop Tamarin )

Esta espécie de Saguim, também designado por Saguim-de-cabeça-branca, pertence à família Callitrichidae (Ordem: Primates) e vive nas florestas tropicais húmidas do Noroeste da Colômbia. É um animal arborícola  e diurno que se alimenta de frutos, folhas, rebentos, exsudados de árvores (gomas)  e de insectos,  além de ovos, pequenos répteis e de crias de aves.
Estatuto de conservação da espécie: "Em perigo crítico de extinção"
(Clicando na imagem, amplia)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pombo-de-nicobar (Caloenas nicobarica)


Pombo-de-nicobar (Caloenas nicobarica L.) (em inglês: Nicobar Pigeon)
Pertencente à família Columbidae (Ordem: Columbiformes) o Pombo-de-nicobar é o único membro ainda vivo do género Caloenas. Distribui-se pela Indonésia, Filipinas, Nova Guiné, Ilhas Nicobar, Ilhas Palau, Ilhas da Sonda,  Ilhas Molucas, Ilhas Salomão e Arquipélago de Bismarck, tendo o seu habitat em mangais, matas e florestas até 700 m de altitude. A sua dieta é constituída, principalmente, por frutos e sementes.
Estatuto de conservação da espécie: "Quase ameaçada"
(Clicando na imagem, amplia)