Pisco-de-peito-azul *(Luscinia svecica L.)
Pequena ave da família Muscicapidae (com 13 a 14 cm de comprimento e cerca de 20 gramas de peso) ocorre em Portugal sobretudo como migrador de passagem e como invernante relativamente comum, embora localizado, pois encontra-se sobretudo em áreas húmidas e em especial nos estuários do Tejo e do Sado e na Ria Formosa.
Há também notícia de alguns casos raros e ocasionais de nidificação, designadamente na Serra da Estrela e na Serra de Montesinho.
A sua dieta é constituída principalmente por insectos e larvas, mas a ave pode também consumir frutos silvestres e sementes.
Estatuto de conservação da espécie: "pouco preocupante".
* Outros nomes comuns: Barbinha-azul; Coleira.
(Local e data do avistamento: Baía do Seixal, 6 - Janeiro - 2020)
(Clicando nas imagens, amplia)
Nunca vi esta Ave em kk zona de Setúbal! Será que não as há por aqui!?
ResponderEliminarÉ muito improvável não haver, pois esta ave (invernante entre nós) aprecia locais junto de estuários onde se alimenta de pequenos vermes que encontra por entre as pedras que ficam a descoberto na maré baixa. Quando se não encontra a procurar alimento esconde-se no meio ou por baixo dos arbustos das margens.
ResponderEliminarVerdade seja dita, no entanto, que eu também nunca a encontrei no estuário do Sado, embora deva dizer que não sou visitante habitual e menos ainda durante o Inverno que é a altura em que a ave permanece em Portugal.