domingo, 29 de junho de 2008

A cegonha-branca

(Casal de cegonhas no ninho)

(Cegonha-branca em voo de aproximação ao ninho)

(Ninho de cegonha-branca construído num poste de electricidade, com filhote na expectativa)

A cegonha-branca (Ciconia ciconia L.) é avistada com frequência, em Portugal, habitando, em regra, na proximidade de rios, lagos e lagoas e em zonas húmidas, pois a sua alimentação depende de animais que aí têm o seu habitat (rãs, cobras, peixes, insectos e outros animais de pequeno porte). É uma ave migradora (parte para África no final do Verão e regressa no princípio da Primavera) embora também já seja frequente encontrar em Portugal, casais residentes, até em locais, onde, à partida, não seria expectável a sua fixação, como é o caso, por exemplo, da Cova da Beira, nas proximidades da Serra da Estrela.
A cegonha-branca é uma ave de grande envergadura, atingindo mais de um metro de altura e mais de um metro de comprimento.Tem pernas altas que lhe dão um certo ar desengonçado mas perfeitamente adaptadas aos locais onde se alimenta. Em voo, no entanto, o seu aspecto é grácil.
Qualquer local elevado (cimo das árvores, torres e até postes de electricidade) lhe serve para construir os seus ninhos, por norma, de grandes dimensões.
(As imagens podem ser ampliadas, clicando sobre elas)

Sem comentários: