quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Abelha-de-mel (Apis mellifera)






Abelha-de-mel, Abelha-europeia, ou, simplesmente, Abelha, são alguns dos nomes por que é conhecida a Apis mellifera L. (nome científico) pertencente à Classe dos Insecta; Ordem: Hymenoptera; Família: Apidae; Género: Apis; Espécie: A. mellifera
Insecto social, a Abelha-de-mel vive em colmeias (naturais ou artificiais feitas pelo homem que as explora) formadas por uma rainha, abelhas obreiras ou operárias (em número de vários milhares) e zangãos ou machos, em número bem inferior e cuja única função é a de fecundar a rainha que mais não faz que pôr ovos. O trabalho fica todo a cargo das obreiras.
A importância das abelhas deriva não só dos produtos que proporciona e de que o homem se aproveita (mel, pólen e própolis), mas sobretudo da sua intervenção na polinização das flores. Sem esse trabalho, há quem diga que a vida na terra não seria a mesma.
Nos últimos anos, as abelhas têm sido vítimas de várias doenças, algumas sem causa ainda conhecida, doenças que têm levado ao desaparecimento de numerosas colónias.
(Para ampliar, clicar sobre as imagens)

Sem comentários: