quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Galinha-pintada (Numida meleagris)




Estas aves são designadas pelos nomes comuns de Pintada, Galinha-pintada, Galinha-d'angola, galinha-do-mato, e Fraca, entre outros. Nome científico: Numida meleagris L. Pertence à Classe: Aves; Ordem: Galliformes; Família: Numididae; Género: Numida: Espécie:
Numida meleagris, espécie que se encontra subdivida em nove subespécies.
Habitat: Esta espécie tem o seu habitat natural na África Subsariana, onde vive na orla de florestas e em savanas e em campos de cultivo, em zonas onde haja acesso à água. Também já existem populações que vivem em regime domesticado.
A sua alimentação baseia-se em produtos vegetais (ervas, bolbos, flores, frutos e sementes) incluindo-se também, na sua dieta, pequenos invertebrados, tais como gafanhotos e vermes.
Reprodução: Os ninhos são simplesmente escavados no solo; cada postura varia entre 6 a 12 ovos e o período de incubação anda entre os 24 e os 28 dias.
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante", segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza.
(Ampliar as imagens, clicando sobre elas)

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, gostaria de saber, se for possivel, qual a diferença entre o macho e a femea da Galinha-pintada. Será a penugem, o tamanho, Etc... Desde já, um muito obrigado pela ajuda. Ass: Maria Soares

Francisco Clamote disse...

Antes de mais, as minhas deculpas pelo tardar da resposta que ficou a dever-se a ausência do país.
Respondendo à sua pergunta, dir-lhe-ei que a única diferença que encontrei entre o macho e a fêmea reside na crista: o macho "apresenta uma crista pronunciada para a frente, como um chifre; na fêmea, essa crista é mais arredondada".
Cumprimentos.