quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Rabirruivo-preto (Phoenicurus ochruros) (Fêmea)




Fêmea de Rabirruivo-comum ou Rabirruivo-preto (Phoenicurus ochruros Gmelin.)

O Rabirruivo-comum é uma ave residente e nidificante em Portugal, distribuindo-se sobretudo pelo território a norte do Tejo, alargando-se, no entanto, a sua distribuição a todo o país, com a chegada de invernantes, durante o Outono e o Inverno.
Classificação: O rabirruivo-comum pertence à Ordem: Passeriformes; Família: Muscicapidae; Género: Phoenicurus; Espécie: Phoenicurus ochruros.
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante".
Local e data da obtenção das imagens: Vila da Sertã, 22-12-2008.
(Para ampliar, clicar nas imagens)

1 comentário:

Rui Bico disse...

Olá,

recentemente encontrei um ninho com ovos no beirado da chaminé da minha churrasqueira, o qual tive o cuidado de não destruir, preservando-o e resguardando as distâncias até ter a certeza de que o mesmo não estava abandonado, e tentando perceber de que espécie se tratava. Após alguns dias consegui visualizar os ocupantes, sendo que um deles é idêntico ao da fotografia que aqui se encontra publicada, o outro no entanto apresenta alguma diferença no que diz respeito à cor da plumagem, bastante mais escura, e algo avermelhada nas penas da cauda.
Apesar de se mostrarem afoitos, pois toleram bastante a minha presença a uma distância de cerca de 4 a 5 metros, fugindo apenas para distâncias curtas, chegam a andar aos pulos à minha frente, ficando mesmo parados a observarem-me, ainda não consegui fotografar devidamente ambos, apenas conseguindo uma fotografia de pouca qualidade que poderei enviar.
Pela vossa fotografia, parece ser esta a espécie pois é muito semelhante, mas se esta foto identifica a fêmea, a foto que tirei será a de um macho.
Gostaria de saber o que posso fazer de forma a principalmente não os afugentar, pois é a primeira vez que tenho estes residentes por aqui e gosto que cá estejam. Na frente da casa, preservo um ninho de andorinhas já há 20 anos, e é sempre uma alegria vê-las chegar com a Primavera.
Desde já agradeço a vossa ajuda com qualquer esclarecimento adicional.