terça-feira, 14 de setembro de 2010

Macaco-rhesus (macaca mulatta) (Macho)

Macaco-rhesus (Macaca mulatta Zimmermann) (Macho)

Deixo, por ora, a Classe das aves para introduzir mais esta espécie, por sinal bem mais próxima da espécie  Homo sapiens sapiens, com a qual partilha a Classe (Mammalia) e a Ordem (Primates).
Esta espécie, da família Cercopithecidaeé o macaco do Velho Mundo com mais ampla distribuição, indo desde o Afeganistão, passando pelo sul e sudeste da Ásia até à China meridional, onde habita, quer em zonas áridas,  quer em áreas de floresta, em altitudes que vão desde o nível do mar até aos 2500 metros. É também frequentemente avistado, pelo menos na Índia, nas proximidades e no interior de  aglomerados urbanos e, designadamente, em parques públicos, templos e palácios antigos.
A sua alimentação é feita à base de material vegetal, sobretudo, frutos, folhas e raízes, mas também se aproveita de insectos e de outros pequenos animais.
Registe-se como curiosidade que o factor Rh usado para determinação do grupo sanguíneo dos humanos, (sistema ABO) foi buscar a sua designação a esta espécie, pois foi  neste animal que foi identificado tal factor pela primeira vez.
Estatuto de conservação da espécie: "Quase ameaçada"
(Local e data: Forte de Agra - Índia; 21- Agosto - 2010)
(Clicando na imagem, amplia)

Sem comentários: