quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Cisne-coscoroba (Coscoroba coscoroba)

(1)

(2)

(3)

(4)

Cisne-coscoroba (Coscoroba coscoroba Molina), designado no Brasil por Capororoca,é uma ave da família Anatidae, originária da América do Sul, onde vive em lagos e lagoas, geralmente, de água doce, podendo também encontrar-se em  pequenos charcos de água salobra, na proximidade do mar. A sua população distribui-se por todo o cone sul da América, desde a Patagónia (sul da Argentina e do Chile) até ao Uruguai e Brasil (Rio Grande do Sul).
Espécie omnívora, alimenta-se de plantas e de pequenos animais. 
Constrói o ninho, onde põe entre 4 a 9 ovos, no solo, entre vegetação alta, na proximidade da água. A incubação dura cerca de 35 dias e está inteiramente a cargo da fêmea. O macho não participa na incubação, mas permanece por perto do ninho.
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante".
Em Portugal, esta ave, por regra, só pode ser avistada em cativeiro, como é o caso do exemplar da foto em baixo, fotografado no Parque Zoológico de Lagos.
Todavia, a(s) ave(s) reproduzidas nas fotos supra foram fotografadas em liberdade, no Parque da Paz, em Almada, em quatro datas diferentes: 13- 11 - 2008 (foto 1); 09 - 12 - 2008 (foto 2); 12 - 01- 2009 (foto3); e 07 - 02 - 2009 (foto 4). Trata-se, por certo, de ave ou aves evadidas do cativeiro, já que não é provável que tenha(m) conseguido levar a bom termo uma tão longa travessia do Atlântico.


(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: