quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Cartaxo-nortenho (Saxicola-rubetra)





Cartaxo-nortenho (Saxicola-rubetra L.)
Ave pequena (o comprimento não excede 14 cm e o seu peso não ultrapassa 26 gr.) é algo semelhante ao seu congénere Cartaxo-comum (Saxicola rubicola). O facto de possuir uma risca supraciliar branca bem visível, permite, no entanto, distinguir as duas espécies, visto que o Cartaxo-comum não a tem ou, pelo menos, não é tão conspícua.
Em Portugal esta espécie ocorre como nidificante muito raro (a área de nidificação é, aliás, muito reduzida, estando limitada às serras da Peneda-Gerês e de Montesinho, no extremo norte do país) e como migrador de passagem, sendo que, mesmo durante as épocas de migração, é pouco comum.
FamíliaMuscicapidae;
Reprodução: esta espécie constrói o ninho no chão, por entre vegetação densa e com frequência junto de algum arbusto e por via de regra cria apenas uma ninhada em cada época de reprodução. Esta tem início entre Abril e Maio. 
A dimensão das posturas varia entre 4 e 7 ovos, que são incubados durante 12 a 13 dias. As crias abandonam o ninho 17 a 19 dias após a eclosão.
Alimentação: a dieta é constituída essencialmente por insectos e outros invertebrados. Em épocas com menos abundância de presas, a ave também se alimenta de bagas.
Estatuto de conservação da espécie: Em Portugal: "Vulnerável"; em geral: "Pouco preocupante".
* Outro nome comum: Cartaxo-de-arribação.
[Local e data do avistamento: Ponta dos Corvos (Seixal); 12 - Setembro - 2019]
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: