segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Lugre (Spinus spinus)



 




Lugre * (Spinus spinus L.;  sinónimo: Carduellis spinus L.)
Ave de reduzidas dimensões (11 a 12 cm de comprimento e cerca de 20 cm de envergadura alar) e com peso que pode ir de 10 a 14 gramas, ocorre em Portugal como invernante comum ou pouco comum, em função dos anos, pois o número dos indivíduos que chegam a Portugal, varia muito de ano para ano.
A presença do Lugre em Portugal decorre desde Outubro até meados de Abril, distribuindo-se por todo o território do Continente, embora com maior concentração no Norte e Centro.
Frequenta sobretudo áreas com povoamento arborícola, sendo particularmente frequente em bosques de vidoeiros e em galerias ripícolas com abundância de amieiros. Tal não significa, no entanto, que não possa também ser avistado em áreas abertas e em campos agrícolas.
A dieta do Lugre é constituída essencialmente por sementes, designadamente de amieiros (facto documentado pelas imagens supra) de vidoeiros e de várias espécies da família das asteráceas/compostas, mas não exclui o recurso a outros alimentos, desde frutos vários, até insectos.
Família: Fringillidae;
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante"
*Outros nomes comuns: Pintassilgo-verde; Abadavina; Bengalinha; Canário-da-Índia; Marroquino.
(Local e data do avistamento: Parque da Paz - Almada; 26 - Janeiro - 2020)
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: