sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Estorninho-dos-pagodes (Sturnia pagodarum)

Estorninho-dos-pagodes * (Sturnia pagodarum Gmelin; sin: Sturnus pagodarum)
Pertencente à família Sturnidae, o Estorninho-dos-pagodes  é uma ave residente e nidificante na Índia e no Nepal, podendo ocorrer também como migrante de inverno no Sri Lanka e como migrante de verão noutras regiões dos Himalaias. É uma ave muito abundante nas regiões onde ocorre, podendo ser encontrada, quer em zonas de floresta, quer em parques públicos, quer mesmo na proximidade das habitações.
 Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante".
(*A designação aqui adoptada, à falta de outra conhecida, mais não é que a tradução da designação científica e da designação em francês: Étourneau des pagodes. Já agora refira-se que a ave é designada localmente, conforme as regiões onde ocorre por Bamani myna, Kalasir myna, Pabiyapawi, Harbola e  Popoya myna e em língua inglesa por Brahminy Myna e Brahminy Starling (Fonte)
(Local e data: Agra - Índia; 21- Agosto - 2010)
Clicando sobre a imagem, amplia)

3 comentários:

Anamaria do Val disse...

Como você conseguiu uma foto tão perfeita! Foi tirada por você? Acho difícil conhecer os pássaros, aqui onde moro tem vários mas só conheço o bem-te-vi, os beija-flores que frequentam meu jardim e as pombas que insistem em fazer ninhos onde não devem. Lindo pássaro o estorninho dos pagodes. Será que pagode tem o mesmo sentido aí do que aqui no Brasil? Sabe o porque deste nome? Anamaria

Francisco Clamote disse...

Sim, Anamaria, a fotografia, como as demais publicadas no blogue, foi tirada por mim, na data e local indicados no "post". No contexto da designação da ave, "pagode" tem o sentido de templo hindu. Presumo que o nome da ave deriva do facto de ser avistada com frequência nesses edifícios ou na sua proximidade.

Anónimo disse...

De facto, óptima foto!!