segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Grifo (Gyps fulvus)





Grifo * (Gyps fulvus Hablizl)
Ave de grandes dimensões (com mais de 1 m de comprimento e cerca de 2,7 m de envergadura) ocorre em território português do Continente, como residente e nidificante, embora não muito comum, distribuindo-se, sobretudo, pelo interior do país, em particular ao longo dos vales dos rios Douro e doTejo e no Alentejo (na Serra de São Mamede e na zona de Barrancos) estimando-se que o número de casais nidificantes em território nacional ande à volta das 3 centenas. 
FamíliaAccipitridae;
Alimentação: ave necrófaga, a sua dieta é constituída por carne de animais mortos, em grande medida  provenientes de rebanhos de cabras e de ovelhas e de outro gado doméstico, quer abandonados no campo, quer levados para "comedouros", locais criados para depósito de animais mortos com a finalidade de proporcionar alimento a aves necrófagas.
Reprodução: Os ninhos são instalados em saliências, fendas ou cavidades de escarpas rochosas em locais de difícil acesso para humanos. A postura anual ocorre entre Janeiro e Junho e é constituída por um só ovo incubado durante cerca de 52 dias, por ambos os progenitores. A cria só abandona o ninho para realizar o seu primeiro voo depois de decorridos 110 a 115 dias após a eclosão.
Estatuto de conservação da espécie (IUCN): "Pouco preocupante"; em Portugal: "Quase ameaçado"
*Outros nomes comuns: Abutre-fouveiro;  Grifo-comum; Abutre-leonado:
[Avistamentos: vale do rio Erges em Salvaterra do Extremo; 27 - Junho - 2021 (foto1); proximidades da povoação de Zimbreira (Mação); 14 - Junho - 2021 (fotos restantes)]
(Clicando sobre as imagens, amplia)

Sem comentários: