domingo, 28 de setembro de 2008

Abelha-de-mel

(Para ampliar, clicar sobre a imagem)
Abelha-de-mel, Abelha-europeia, ou, simplesmente, Abelha, são alguns dos nomes por que é conhecida a Apis mellifera mellifera L. (nome científico) pertencente à Classe dos Insecta (Ordem: Hymenoptera; Família: Apidae; Género: Apis; Espécie: Apis mellifera; Subespécie: Apis mellifera mellifera).
Insecto social, a Abelha-de-mel vive em colmeias (naturais ou artificiais feitas pelo homem que as explora) formadas por uma rainha, abelhas obreiras ou operárias (em número de vários milhares) e zangãos ou machos, em número bem inferior e cuja única função é a de fecundar a rainha que mais não faz que pôr ovos. O trabalho fica todo a cargo das obreiras.
A importância das abelhas deriva não só dos produtos que proporciona e de que o homem se aproveita (mel, pólen e própolis), mas sobretudo da sua intervenção na polinização das flores. Sem esse trabalho, há quem diga que a vida na terra não seria a mesma.
Nos últimos anos, as abelhas têm sido vítimas de várias doenças, algumas sem causa ainda conhecida, doenças que têm levado ao desaparecimento de numerosas colónias.

Sem comentários: