segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Fêmea de Marreco-mandarim (Aix galericulata)

(Para ampliar, clicar sobre as imagens)
Fêmea de Marreco-mandarim (Aix galericulata L.), ave pertencente à Ordem: Anseriformes; Família: Anatidae; Género: Aix; Espécie: Aix galericulata.
A ave das imagens foi fotografada no Parque da Paz, em Almada, em 21-07-2008. O macho desta espécie é bem mais vistoso, mas esse ainda a minha máquina fotográfica não conseguiu captar, facto que não é surpreendente tendo em conta que não encontrei referências sobre a permanência da espécie em território português.
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante"
Informações sobre a espécie: neste sítio (em inglês)

2 comentários:

Tiago Gonçalves disse...

Eu julgo ser testemunha de um fenómeno raro, todavia o meu conhecimento de biologia é bastante elementar, o que pode comprometer a veracidade dos acontecimentos ou alegados acontecimentos; passo a explicar, julgo ter visto o macho do marreco-mandarim em Portugal mais concretamente em castelo de Paiva junto ao rio douro. Não sei se será uma informação relevante ou não mas aqui fica :)

Tiago Gonçalves disse...

Este foi o link que revelou o que eu desconhecia quando vi o pato. Posso assegurar-lhe que o pato que eu avistei é "bastante" semelhante a este da imagem. http://photography.nationalgeographic.co.in/photography/photo-of-the-day/mandarin-ducks-national-zoo/