sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Guarda-rios (Alcedo atthis)

Guarda-rios, ou Pica-peixe (Alcedo atthis L.)
Ave da família Alcedinidae, é residente e nidificante em Portugal, e bastante comum, sendo mais abundante no Sul do que no Norte. Frequenta sobretudo os cursos de água, conquanto também possa ser encontrado junto de açudes, barragens, valas, salinas e mesmo em estuários.
Nidifica em Portugal a partir de Abril, em buracos escavados em barreiras, geralmente, ao longo das margens de linhas de água. Chega a criar três ninhadas por cada época de reprodução. Cada postura varia entre 6 a 7 ovos. A incubação dura cerca de 20 dias e as crias abandonam o ninho 23 a 27 dias após a eclosão.
Alimenta-se sobretudo de peixes, mas também de insectos e crustáceos.
Estatuto de conservação da espécie: "pouco preocupante", embora seja de assinalar algum declínio da sua população, quer em Portugal, quer a nível europeu.
(Observação: a imagem supra não é original. Trata-se, com efeito, de uma reprodução fotográfica - parcial- dum cartaz integrado na exposição ao ar livre organizada pela CM de Almada subordinada ao tema "Almada Natureza Revelada" e baseada em fotografias de autoria de Ricardo Guerreiro.)

Sem comentários: