segunda-feira, 10 de abril de 2017

Cegonha-branca (Ciconia ciconia)



Cegonha-branca (Ciconia ciconia L.)
Nos dias de hoje é uma ave avistada com frequência em Portugal, mesmo no interior de povoações, embora, por via de regra, não se afaste muito de cursos de água, de lagos e lagoas e de zonas húmidas, pois a sua alimentação depende de animais que aí têm o seu habitat (rãs, cobras, peixes, insectos e outros animais de pequeno porte). É uma ave migradora (parte para África no final do Verão e regressa no princípio da Primavera) embora também já seja frequente encontrar em Portugal casais residentes, até em locais, onde, à partida, não seria expectável a sua fixação, como é o caso, por exemplo, da Cova da Beira, nas proximidades da Serra da Estrela.

Ave de grande envergadura, atinge mais de um metro de altura e mais de um metro de comprimento.Tem pernas altas que lhe dão um certo ar desengonçado mas perfeitamente adaptadas aos locais onde se alimenta. Em voo, no entanto, o seu aspecto é grácil.
Qualquer local elevado (cimo das árvores, torres e até postes de electricidade) lhe serve para construir os seus ninhos, por norma, de grandes dimensões.
[Local e data: Martinlongo (Algarve); 6 - Abril - 2017]
(Clicando sobre as imagens, amplia)

Sem comentários: