sábado, 30 de setembro de 2023

Rouxinol-pequeno-dos-caniços (Acrocephalus scirpaceus)


Rouxinol-pequeno-dos-caniços *(Acrocephalus scirpaceus Hermann)
Ave migradora, com plumagem em tons acastanhados, com cerca de 13 cm de comprimento, 17 a 21 cm. de envergadura e com aproximadamente 12 gr. de peso, ocorre em Portugal como nidificante estival pouco comum a comum e como migradora de passagem relativamente comum. Durante a época da reprodução esta ave encontra-se sobretudo nas zonas do litoral, frequentando zonas húmidas, especialmente, caniçais, nas margens de rios, lagoas, valas e outros canais, onde, por norma, nidifica, ao passo que, durante as passagens migratórias, se dispersa por todo o território.
FamíliaAcrocephalidae;
Alimentação: a dieta do Rouxinol-pequeno-dos-caniços é constituída, no essencial, por insectos e outros pequenos invertebrados.
Reprodução: a época de reprodução desta ave ocorre, em Portugal, de Maio a Agosto, podendo criar uma ou duas ninhadas em cada ano. O ninho é construído suspenso por entre os caules dos caniços, bunhos e outras plantas aquáticas. Em cada postura, a ave deposita no ninho, em forma de copo, entre 3 a 5 ovos que são incubados durante 9 a 12 dias. As crias saem do ninho 10 a 12 dias após a eclosão.
Estatuto de conservação da espécie: (IUCN): "Quase ameeaçada".
* Outros nomes comuns: Bunheiro; Chiadeira;
(Avistamento: Parque da Paz - Almada; 29 - Setembro - 2023)
(Para ampliar, clicar sobre as imagens)

Sem comentários: