quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Flamingo-pequeno (Phoenicopterus minor)




O Flamingo-pequeno (Phoenicopterus minor Geoffroy Saint-Hilaire) é o flamingo mais pequeno e também o mais numeroso, distinguindo-se do Flamingo-comum, sobretudo, pelo bico que é mais escuro e quase preto. Pertence à Classe: Aves; Ordem: Phoenicopteriformes; Família: Phoenicopteridae; Género: Phoenicopterus.
Habitat: O Flamingo-pequeno tem o seu habitat natural em África, em particular no Grande Vale do Rift existindo também algumas populações na Índia e no Paquistão. Na Europa e mesmo em Portugal têm sido reportados alguns avistamentos, embora haja dúvidas sobre se as aves avistadas são genuinamente selvagens. Em África vivem em lagos salgados e alcalinos, no interior do continente e em lagoas costeiras.
A sua alimentação é à base de algas microscópicas (Spirulina plantensis) que filtram através do seu bico que tem conformação apropriada para o efeito.
Reprodução: Estas aves nidificam em colónias, em lagos de águas pouco profundas, onde constroem ninhos de lama, onde é depositado e incubado um único ovo.
Estatuto de conservação da espécie: "Quase ameaçada", segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza.
(Ampliar as imagens, clicando sobre elas)

2 comentários:

Anónimo disse...

A beleza é verdadeiramente um dos atributos dos flamingos. Desde a suavidade da sua cor, a graciosidade do seu corpo,A leveza dos movimentos,é forçoso admitir que no mundo animal existem realmente espécies que nos fazem sonhar. Parabéns pelas fotos e o meu agradecimento por ter contribuído para o dito sonho.

Anónimo disse...

Caro Biólogo Amador
Eu sou um modesto observador de aves para além de outras actividades e vim aqui parar devido ao link do Flamingo Pequeno.
No dia 25/2 pelas 11:00 observei, a partir da Foz do Trancão, um bando de Flamingos comuns que se alimentava na vasa do Mouchão em frente. Despertou-me a atenção um único exemplar com uma coloração muito mais intensa que os outros e em busca de explicações fui parar às raridades em Portugal. Verifiquei assim tratar-se do Flamingo Pequeno que ou é ave fugida de cativeiro, ou realmente uma raridade...
Cumprimentos
http://joao-carioca.blogspot.com/