sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Gnu-de-cauda-branca (Connochaetes gnou)


(Para ampliar, clicar sobre a imagem)
O Gnu-de-cauda-branca, também designado por Boi-cavalo, ou Gnu-negro (Connochaetes gnou Zimmermann) é uma das duas espécies de Gnu. Pertence à Classe: Mammalia; Ordem: Artiodactyla; Família: Bovidae; Subfamília: Alcelaphinae; Género: Connochaetes.
Habitat: A espécie tem o seu habitat natural nas savanas e pradarias do Sul e Leste de África;
Alimentação: Esta espécie consome, sobretudo, folhas, caules, raízes e tubérculos de vegetação rasteira;
Reprodução: A época de reprodução coincide com final da estação das chuvas. Os machos dominantes defendem o território onde têm o seu harém constituído por um número variável de fêmeas que são acompanhadas pelas crias. O período de gestação dura entre oito meses a oito meses e meio, findo o qual é dada à luz uma única cria.
Estatuto de conservação da espécie: A pesar de ter estado à beira da extinção e do facto de ser uma presa habitual dos leões e de outros predadores e de ser também procurado por caçadores para aproveitamento da carne e do couro, a espécie goza actualmente, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, do estatuto "Pouco preocupante", graças ao facto de ter sido reintroduzida com êxito em áreas protegidas privadas e em reservas naturais do Lesoto, Suazilândia, África do Sul e Namíbia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hey, I love your photos...they are really nice...sc