segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Chasco-cinzento (Oenanthe oenanthe) (Fêmea)

(Clicando, amplia)
Fêmea de Chasco-cinzento (Oenanthe oenanthe)
(Local e data: Almada; 20-09-2009)

5 comentários:

Rafael Matias disse...

Caro Francisco,
blogue muito interessante. Esta ave é, contudo, um Cartaxo-nortenho (Saxicola rubetra).
Cumprimentos,
Rafael Matias

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Caro Rafael Matias, pela sua opinião, mas continuo a pensar que se trata, efectivamente, de uma fêmea de Chasco-cinzento, com plumagem de Outono. O meu convencimento resulta, sobretudo, da comparação com uma fotografia existente no sítio "Aves de Portugal" e mais precisamente neste endereço: http://www.avesdeportugal.info/oenoen.html. Para além de que me parece que a posição corporal (pernas compridas e corpo quase na vertical) é mais característica dos Chascos em geral. Em qualquer caso, renovo os meus agradecimentos. A sua opinião e a minha aqui ficam à consideração de outros eventuais visitantes.

Rafael Matias disse...

Caro Francisco,
Repare nas penas das costas da sua ave (as escapulares externas) que apresentam os centros escuros com orlas claras, assim como as penas da orla do uropígio, tão características dos Saxicola rubetra e ausentes nos Oenanthe (em qualquer espécie de Oenanthe). No campo, estas penas com centros escuros dão um aspecto de costas riscadas à ave (ausente nos Oenanthe). A posição é também totalmente característica de S. rubetra (aliás tudo na ave o é, pela simples razão de ser essa a espécie visível na foto...). Não pretendo fazer uma correcção na sua identificação, mas apenas dar um contributo para o seu blogue. Conheço bem os autores do avesportugal, sendo amigo da maioria deles... bom site, aliás.

Rafael Matias disse...

Caro Francisco,
olhe com mais atenção para as costas (escapulares inferiores) e uropígio (vê-se apenas o lado)da sua ave e verá que as penas são escuras com orlas claras, absolutamente típico de Sax. rubetra mas ausente em qualquer espécie de Oenanthe...
Pode inclusive enviar a sua foto ao coordenador do avesdeportugal, o Gonçalo Elias de quem sou amigo há muitos anos que lhe poderá confirmar facilmente...

Cumprimentos e continuação de boas observações
Rafael

Francisco Clamote disse...

Renovo os agradecimentos. Sendo assim, estou mais rico, pois o Cartaxo-nortenho não figurava ainda no meu "zoo". Com tempo e mais alguma atenção, designadamente às características para que me chamou a atenção, irei reformular o "post".