domingo, 12 de setembro de 2010

Costureiro-de-cauda-comprida (Orthotomus sutorius)

(Fêmea)

(Macho)

Designada pelo nome científico de Orthotomus sutorius Pennant, esta ave da família Cisticolidae, é denominada, em língua inglesa, por  Common Tailorbird e em francês, por Couturière à longue queue, designação que poderemos traduzir pela expressão, em português, de Costureiro-de-cauda-comprida que me parece bem ajustada para descrever a espécie e pela qual opto, no desconhecimento de outra qualquer.
 É uma ave insectívora, residente e nidificante no sul da Ásia, devendo o qualificativo da espécie (sutorius) e as designações comuns (Tailor e Couturière) à forma como constrói o ninho, no meio de vegetação rasteira: previamente à construção, a ave costura literalmente uma ou duas folhas de uma planta com folhas largas e resistentes e é ao abrigo dessa(s) folha(s) que depois implanta o ninho.
Note-se que, em regra o macho e a fêmea não se distinguem. Tal só ocorre durante a época da reprodução, época durante a qual o macho apresenta na cauda algumas penas mais compridas.
(Local e data: Jaipur - Índia; 23 - Agosto-2010)
(Clicando nas imagens, amplia)

3 comentários:

Anamaria do Val disse...

Fiquei curiosa para ver o ninho, deve ser muito interessante a maneira como ele une as folhas.Torço para você conseguir fotografar um. Bom domingo! e obrigada pelas lindas fotos.

Francisco Clamote disse...

Não vai ser fácil fotografar o ninho, pois tão cedo não terei oportunidade de visitar a Índia. Pena foi, na altura em que fotografei a ave, não conhecer ainda as suas habilidades, pois o ninho estava perto, pelo modo como a ave reagia. Não insisti em procurá-lo para não perturbar mais a ave.

SONI disse...

Oi!
Após receber vídeo por WhatsApp, fui pesquisar na internet sobre esse pássaro e achei seu blog.
Para saciar a curiosidade, aí vai um link para o tal vídeo no YouTube.
Muito legal, seu blog! Parabéns!
Abraços! Soni.