quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Papagaio-cinzento (Psittacus erithacus)

Papagaio-cinzento (Psittacus erithacus L.)
 
Espécie da família Psittacidae, o Papagaio-cinzento distribui-se por vários países da África Central e Ocidental, onde habita em floresta húmidas e de galeria, em savanas, mangais e em plantações, locais onde se alimenta de frutos e de sementes. Nidifica em buracos de árvores, onde a fêmea põe entre dois e três ovos que ela própria choca, durando o período de incubação entre 21 a 30 dias. As crias permanecem no ninho cerca de 80 dias, dependendo inteiramente dos progenitores nos primeiros tempos de vida.
A espécie subdivide-se em duas subespécies: Psittacus erithacus erithacus L. (na imagem) e Psittacus erithacus timneh Fraser.
Estatuto de conservação da espécie: "Quase ameaçada", devido à perda de habitat e à caça que lhe é movida com destino ao comércio ilegal de aves. É considerada a segunda espécie mais comercializada como ave de estimação.
(Clicando na imagem, amplia)

4 comentários:

Anamaria do Val disse...

o olhar desse papagainho! parece querer dizer alguma coisa....adorei o post!

Francisco Clamote disse...

Também me parece, Anamaria.

Unknown disse...

Que papagaios lindos, ter um(mesmo de espécie comum) é meu sonho de consumo. Se eu não me engano, foi um dessa mesmíssima espécie que apareceu no Guiness Book como o papagaio mais inteligente do mundo, que inclusive já morreu. A espécie era essa mesma, vc sabe?

Francisco Clamote disse...

Não sabia, Suzana Cristina, mas com o seu comentário, fiquei a saber. Obrigado, pela sua contribuição