domingo, 8 de maio de 2011

Rola-turca (Streptopelia decaocto)


Rola-turca (Streptopelia decaocto Frivaldszky)

Ave da família Columbidae, a Rola-turca, também designada por Rola-da-Índia, tem vindo a expandir, nas últimas décadas, a sua área de distribuição, originalmente limitada "a regiões temperadas desde o sudeste da Europa até ao Japão". A Portugal terá chegado apenas em meados da década de setenta do século passado, mas encontrou aqui, boas condições para se desenvolver, sendo actualmente uma ave residente e nifidicante muito abundante. Encontra-se, mesmo com frequência,  em parques e jardins no interior das cidades, onde também nidifica.
 Faz várias posturas por ano, construindo o ninho em árvores com pequenos ramos formando uma simples plataforma (exemplo aqui), onde põe 2 ovos que são incubados durante um período que, geralmente, não excede os 13-14 dias.
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante".
(Local e data: parque da Paz - Almada; 05 - maio - 2011)
(Clicando nas imagens, amplia)

2 comentários:

Valter Medeiros disse...

Muito interessante o seu blog.
A Rola-Turca também cá anda cá pelos Açores. Já existem populações significativas nas ilhas de São Miguel e Terceira, e uma população crescente desde, pelo menos, 2007 na Ilha do Pico, onde vivo. Há cerca de 2 semanas recolhi um juvenil não-voador e tenho-o tido ao meu cuidado até estar pronto para ser libertado. É uma espécie bastante interessante, com uma capacidade de adaptação incrível, como é caracteristica dos Columbiformes!
Cumprimentos
Valter Medeiros
Ilha do Pico, Açores

Francisco Clamote disse...

Obrigado, Valter pelo estímulo e pela sua contribuição.