(1)
(2)
Periquito-comum (Melopsittacus undulatus Shaw)
Ave da família Psittacidae, o Periquito-comum é originário da Austrália, mas muito comum em cativeiro, quer em Portugal, quer noutros países. Embora não seja muito frequente, também não é extremamente raro encontrar indivíduos isolados em liberdade, mesmo em Portugal. Os indivíduos nessas condições, no geral evadidos de cativeiro, apresentam cores diferentes das da espécie no seu habitat natural, espécie que tem plumagem em boa parte do corpo em tons de verde e face amarela. A coloração diferente da plumagem das aves encontradas na Europa deriva do facto de terem sido objecto de selecção artificial ao longo de muitos anos de cativeiro.
São conhecidos casos na Europa de reprodução destas aves, em liberdade, e em Portugal existiu mesmo na região de Coruche, nos anos 90 do século passado, um núcleo reprodutor com cerca de uma centena aves que, entretanto, desapareceu. Actualmente, ignora-se se existem ou não, em Portugal, casos de reprodução em liberdade. Em todo o caso, fica aqui a nota de que o par de indivíduos reproduzidos nas fotos supra (que não sei se é um casal, ou não) parece ter residência fixa no Parque da Paz em Almada, onde já os avistei (e fotografei) por várias vezes nos últimos tempos.
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante".
(Local e datas: Parque da Paz - Almada; 07 - janeiro - 2012 (foto1); 15 - novembro - 2011 (foto 2)
(Clicando nas imagens, amplia)
3 comentários:
Excepcional!
O periquito é uma ave muito engraçada. Mas não vou aqui alongar-me com a minha experiência com periquitos apenas para dizer que o macho tem as "narinas" azuis e a fêmea as tem creme ou acastanhadas, quando adultos; até lá ambos os sexos apresentam "narinas" cremes.
~
~ L i n d o s !
~ Não gostam nada de frio...
Enviar um comentário