domingo, 2 de dezembro de 2018

Cartaxo-comum (Saxicola rubicola)

(1)

(2)

(3)

(4)
Cartaxo-comum (Saxicola rubicola L.) 
Pequena ave da família Muscicapidaecom cerca de 13 cm de comprimento e com 13 a 17 gramas de peso, ocorre em Portugal como residente (e nidificante) comum em todo o território do Continente, sendo mesmo muito comum em algumas regiões, como o Alentejo, Ribatejo e Estremadura, preferindo, aparentemente, os campos e bosques abertos, zonas de montado e orlas de sapal e outras zonas húmidas.
Ave insectívora, constrói o ninho no solo ou em arbustos ou por entre vegetação densa, a baixa altura. As posturas (2 ou 3 por ano) variam entre 4 a 6 ovos que são incubados durante 13 a 14 dias. As crias abandonam o ninho 12 a 16 dias após a eclosão.
Esta espécie apresenta claro dimorfismo sexual: o padrão é semelhante, mas as cores (cabeça preta; peito cor de fogo) no macho (v. as 2 últimas fotos) são muito vivas, enquanto que na fêmea (cfr. as 2 primeiras) são bem mais discretas.
[Locais e datas dos avistamentos: fêmea (fotos 1 e 2); Parque da Paz - Almada; 31 - Janeiro - 2018; macho (fotos 3 e 4); Estuário do Tejo - Moinhos de Maré - Seixal; 28 - Novembro - 2018]
(Clicando nas imagens, amplia)

Sem comentários: