sábado, 2 de fevereiro de 2019

Verdilhão (Chloris chloris)






Verdilhão *(Chloris chloris L). 
Pequena ave da família Fringillidae  (com 13 e 15 cm. de comprimento; envergadura de asas com cerca de 25 a 28 cm. e com 25 a 31 gr. de peso) o Verdilhão ocorre em Portugal sobretudo como residente e nidificante, embora também haja notícia da existência de migradores de passagem e de alguns escassos invernantes. Como residente é muito comum, distribuindo-se por todo o território do Continente, embora seja menos abundante nas regiões secas do interior, escasseando também a altitudes mais elevadas.
Alimentação: a dieta desta espécie é constituída essencialmente por sementes e fruta, mas, durante a época da reprodução, também captura pequenos invertebrados, mormente insectos, que consome ou dá às crias.
Reprodução: esta ave cria uma ou duas ninhadas em cada ano, começando a nidificar em Portugal a partir de Março. O ninho é construído em ramos de árvores ou arbustos, a alturas entre 1 e 5 metros. Em cada postura são incubados 4 a 6 ovos durante cerca de 13 dias. As aves abandonam o ninho,  14 ou 15 dias após a eclosão. 
Estatuto de conservação da espécie:  "Pouco preocupante".
* Outros nomes comuns: Verdilhão-comum; Verdizela; Milheira-amarela; Amarelão.
(Local e data dos avistamentos: Almada; 28 - Janeiro e 2 - Fevereiro - 2019)
(Para ampliar, clicar sobre as imagens)

Sem comentários: