segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus)






Borrelho-de-coleira-interrompida *(Charadrius alexandrinus L.) 

Pequena ave da família Charadriidae (com 15-16 cm de comprimento) ocorre em Portugal como residente, migradora de passagem e invernante, podendo ser avistada durante todo o ano, ao longo do litoral do continente, embora seja mais numerosa no sul do que no norte. A sua população é mais abundante fora da época de nidificação, com a chegada de migradores de passagem e de invernantes.
Tem sensivelmente o mesmo tamanho que o borrelho-pequeno-de-coleira, mas distingue-se deste pelas patas pretas e pela coleira incompleta. A fêmea distingue-se do macho pelas cores menos acentuadas nas marcas da cabeça e na coleira (pretas no macho; castanhas na fêmea).
Reprodução: nidifica sobretudo em salinas (utilizando os cômoros de separação dos tanques) e em dunas litorais, consistindo o ninho numa pequena cova ornamentada com restos de conchas. As posturas são constituídas, por via de regra, por três ovos que são incubados durante 24 a 27 dias. As crias são nidífugas, ou seja, abandonam o ninho logo após a eclosão. No entanto, só voam cerca de um mês após o abandono do ninho.
Alimentação: esta ave alimenta-se de vários géneros de invertebrados (insectos, crustáceos, moluscos e vermes marinhos, etc.).
Estatuto de conservação da espécie: "Pouco preocupante".
*Outros nomes comuns: Areeiro; Corricão; Pássaro-das-areias;
(Local e data do avistamento: Cova do Vapor - Trafaria (concelho de Almada); 25 - Fevereiro - 2019)
(Clicando nas imagem, amplia)

Sem comentários: