quinta-feira, 9 de maio de 2019

Pombo-torcaz (Columba palumbus)







Pombo-torcaz (Columba palumbus L.) 

O Pombo-torcaz, com cerca de 45 cm de comprimento e com 75 a 80 cm de envergadura de asas, é o mais corpulento de todos os pombos presentes na Europa, podendo atingir um peso próximo dos 600 gramas.
Ocorre em Portugal como residente e invernante comum, sendo, enquanto residente e nidificante, mais abundante no Norte e Centro do país, ao passo que, durante a invernada, é mais frequente no Alentejo, onde encontra maior abundância de alimento.
Frequenta sobretudo bosques e florestas, mas pode também ser encontrado em parques urbanos desde que arborizados.
Família: Columbidae;
Reprodução: A época de reprodução inicia-se em Portugal no início de Março. O ninho é construído na copa das árvores, sendo formado por uma plataforma pouco elaborada feita à base de pequenos ramos e ervas secas. As posturas (1 ou 2 em cada ano) raramente vão além de 1 ou 2 ovos. Estes são incubados pela fêmea e pelo macho durante cerca de 17 dias. As crias só abandonam o ninho passados 20 a 35 dias após a eclosão. 
Alimentação: a dieta desta ave é constituída por sementes de vários cereais e, sobretudo, por bolotas de sobreiros, azinheiras e carvalhos.
Estatuto de conservação da espécie: embora seja objecto da actividade venatória, o estatuto do Pombo-torcaz quanto à sua conservação é considerado "pouco preocupante"
(Local e data do avistamento: Parque da Paz - Almada;  11 - Março - 2019)
(Clicando nas imagens, amplia)

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia encontrei um pombo torcaz que caiu dum ninho situado a 9 metros, em zona urbana(estrada, gatos). Alimente-o durante 2 semanas com papa. Agora ele come ervilhas descongeladas e mornas assim como grãos para pombo, que deixo em água durante 2 horas.
Como posso variar a sua alimentação visto que já tem penas bem desenvolvidas e deve ter 4 semanas +ou -. Obrigada pelos conselhos.

Francisco Clamote disse...

Infelizmente, não sou a pessoa mais indicada para lhe dar conselhos sobre a questão que me põe. De facto, ignoro a partir de que idade é que a ave estará em condições de se poder alimentar como um adulto.