Tentilhão-comum * (Fringilla coelebs L.)
Ave de pequenas dimensões (com cerca de 15 cm de comprimento; 25 a 29 cm de envergadura; e com 18 a 25 gramas de peso) ocorre em Portugal como residente e invernante comum, distribuindo-se por todo país, ainda que seja mais abundante no Norte e Centro do que no Sul. Frequenta sobretudo zonas arborizadas, incluindo pomares e parques públicos.Família: Fringillidae;
Alimentação: a dieta desta ave é constituída essencialmente por sementes e outros materiais vegetais (flores, folhas e pequenos rebentos), mas, durante a época da reprodução, muda de dieta que passa a ser constituída sobretudo por insectos e outros pequenos invertebrados.
Reprodução: por via de regra, esta ave não cria mais que uma ninhada durante cada época de reprodução. O ninho em forma de taça é construído nos ramos das árvores ou arbustos, à altura de 2 a 6 metros a partir do solo. As posturas podem variar entre 3 e 6 ovos que são incubados pela fêmea durante 10 a 16 dias. As crias abandonam o ninho 11 a 18 dias após a eclosão.
Estatuto de conservação da espécie em Portugal: "pouco preocupante"
* Outros nomes comuns: Batachim; Chincalhão; Pimpalhão; Pardal-d'asa-branca.
(Local e data do avistamento: Parque da Paz - Almada; 2 - Março -2020)
(Para ampliar, clicar sobre as imagens)
(Para ampliar, clicar sobre as imagens)
Sem comentários:
Enviar um comentário