terça-feira, 27 de junho de 2023

Chapim-de-poupa (Lophophanes cristatus)




Chapim-de-poupa * [(Lophophanes cristatus L.) Sinónimo: Parus cristatus L.)]
Pequena ave, com cerca de 11 cm de comprimento e com 10 a 13 gramas de peso, ocorre em Portugal como espécie residente comum, distribuindo-se ao longo de todo o território do Continente, ainda que de modo não uniforme, manifestando preferência por habitats florestais, com destaque para povoamentos de pinheiros, não excluindo, no entanto, bosques e matas de folhosas e mesmo parques em zonas urbanas, locais que frequenta e onde habitualmente permanece, sendo considerada espécie sedentária.
Família: Paridae;
Alimentação: a dieta desta espécie é constituída essencialmente por insectos e suas larvas, bem como por aranhas. Fora da época de reprodução pode incluir sementes, em especial de coníferas, e outra matéria vegetal.
Reprodução: o Chapim-de-poupa constrói o ninho em cavidades de árvores já mortas ou em mau estado de conservação, depositando em cada postura 6 ou 7 ovos,  ou, mais raramente, até 10,  ovos que são incubados pela fêmea durante 13 a 16 dias. As crias abandonam o ninho 18 a 22 dias após a eclosão. A espécie cria 2 ninhadas em cada época de reprodução, inciando-se a 1ª postura entre meados de Março e os princípios de Abril.
Estatuto de conservação da espécie (IUCN): "pouco preocupante"
* Outros nomes comuns: Mejengra-de-poupa; Chincha-de-poupa; Carricinha-de-crista; Cristinha.
(Avistamento: parque da Paz - Almada; 23 - Junho - 2023)
(Clicando sobre as imagens, amplia)

Sem comentários: